BLOGUEIRO E AMIGO DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS FAZ INTERVENÇÃO EM PALESTRA A RESPEITO DE SAÚDE MENTAL E FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA IRMANDADE PARA A SOCIEDADE

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Na manhã desta quinta-feira (28/04), este blogueiro (Sérgio Ramos) participou da I Reunião Ampliada da Saúde Mental no município do Ouro Branco Vertente do Lério. O evento realizado pela secretaria de saúde, com apoio da prefeitura local, aconteceu no prédio da casa João Dias de Sales (Câmara Municipal).

Na ocasião, fizemos um intervenção, diante dos profissionais das secretarias de saúde, educação e assistência social, para falar sobre a importância da irmadade de alcoólicos anônimos (A.A), na sociedade e na vida das pessoas. Uma vez que de acordo com a Organização Mundial de Saúde- OMS, o alcoolismo é doença progressiva e incurável com terminais fatais, que se não tratada a tempo, leva seus portadores a loucura ou a morte prematura. A doença do alcoolismo, é a única que antes de MATAR, DESMORALIZA.

OMS

A importância da saúde mental para o bem-estar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todos as suas vertentes.

Assim como a física, a saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas. Nesse contexto, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais.

Sumariamente, o bom estado mental confere ao homem o amplo exercício de seus direitos sociais e de cidadania. Assegura ainda as condições de interação social para uma convivência familiar mais harmônica e segura.

Desse modo, entender a importância da estabilidade mental e sua intensa relação com o bem-estar é fundamental. Possibilita, assim, a compreensão da importância de utilizar a capacidade individual para a percepção de valores e virtudes inerentes à construção da coletividade.

A OMS afirma também, que a dependência em jogos virtuais é uma das doenças mentais da modernidade. Como reflexo do avanço tecnológico e da facilidade de acesso aos recursos digitais, o número de adeptos aos videojogos adquire uma dimensão cada vez mais expressiva.

Além de fomentar a necessidade de criar políticas específicas voltadas ao controle dessa questão, a OMS adverte sobre os riscos à saúde das pessoas que passam horas jogando e se isolam da família e dos amigos.

A compulsão por drogas e álcool também figura como fator de influência para o surgimento de complicações no âmbito psicológico e mental. Tais vícios afetam a capacidade de concentração, de memória e sinalizam o mal desempenho das atividades cerebrais.

As perturbações decorrentes da relação entre o álcool e a saúde mental desafiam a saúde pública e exigem um controle mais eficiente desse problema. Tanto o álcool como o abuso de tóxicos comprometem a qualidade de vida dos usuários de todas as idades, gênero e classe socioeconômica.

A dificuldade em admitir a necessidade de ajuda especializada contribui para acentuar a doença e pode evoluir para quadros mais alarmantes. Os mais comuns são a incapacidade mental e a tentativa de suicídio entre jovens, principalmente.


Aproveitei o momento para informar a todos, que no município, existe alcoólicos anônimos. O Grupo A.A Vertentes de Sobriedade, fica localizado na Travessa Joaquim Távora, por trás da Escola Municipal José Bastista de Souza, no centro de Vertente do Lério. As reuniões são das 19h30 às 21h30, todas terças-feiras.

E que nas segundas-feiras estão sendo realizados no Prédio da Delegacia Sindical do Tambor, encontros dos amigos e amigas de A.A, no horário das 19h às 21h.  Para participar dos encontros não precisa necessariamente ter problemas com a bebida alcoólica, mas você estará ganhando conhecimento para caso alguém precise e o procure, você saberá como ajudar. 

Com informações do Hospital Santa Mônica 

Escrito por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro- 28/04/2022

Postar um comentário

0 Comentários