Lula e PSB vão à mesa, mas desconversam sobre aliança

Da Redação, com Diário de Pernambuco:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
 (Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação)
Foto: Heudes Regis/SEI/Divulgação

Como já era esperado, o ex-presidente Lula aproveitou a visita a Pernambuco para sentar à mesa com o PSB. Lula participou na noite deste domingo (15) de jantar no Palácio do Campo das Princesas, oferecido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Também estiveram presentes nomes como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Deputados do PSB como Danilo Cabral, Milton Coelho, Gonzaga Patriota e Tadeu Alencar foram outros que participaram do evento.

“Estou feliz de estar de volta, em minha terra natal, para conversar sobre os desafios de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil, conversando com as lideranças do estado e retomando um diálogo necessário para o país voltar ao rumo certo, com democracia, inclusão social e desenvolvimento”, pontuou Lula. O ex-presidente fica em Pernambuco até a próxima terça-feira (17)

O presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, falou que o objetivo do encontro é buscar convergência."É uma conversa que está acontecendo no país inteiro. As forças democráticas estão conversando e buscando um grande ponto de convergência que é o combate ao governo Bolsonaro, derrotar Bolsonaro nas próximas eleições.Eu acho que a vinda do ex-presidente Lula aqui hoje é muito importante para consolidar esse pensamento de que os partidos que têm responsabilidade com o país, como o PSB, precisam estar falando a mesma linguagem", declarou. 

Sileno Guedes também admite a possibilidade do PSB lançar candidatura própria a presidência. "Acredito que pode, mas o mais importante hoje é o diálogo. A melhor opção para o PSB hoje é derrotar o presidente Bolsonaro", ressaltou. PT e PSB têm ensaiado uma retomada da aliança desde que o ex-presidente voltou a estar elegível politicamente, embora alguns quadros do PSB, como João Campos, defendam uma candidatura própria da sigla à presidência, ou ainda a aliança com Ciro Gomes (PDT), do mesmo partido da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

O governador Paulo Câmara falou da importância de uma frente ampla para 2022. "Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas ações durante a pandemia, o nosso atual plano de retomada da economia e deixar claro que em 2022, precisamos de uma frente ampla do campo progressista para derrotar Bolsonaro e fazer o Brasil voltar a crescer”, afirmou Paulo Câmara.

O presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros disse que o assunto não envolve às eleições de 2022. "É um jantar para discutir os problemas do Brasil, não vai se tratar de nada específico em relação às eleições. É mais para ouvir as lideranças do PSB. É uma coisa que o ex-presidente está fazendo. É uma discussão mais geral em relação ao momento que estamos vivendo", afirma.

Doriel também evitou bater o martelo sobre a retomada da aliança com o PSB. "O ex-presidente entende que tem muito chão pela frente, então essa discussão vai ser feita no momento oportuno. O PT está construindo uma frente ampla e o ex-presidente está trabalhando com esse objetivo", explicou. Do lado de fora do Palácio, um grupo de manifestantes do Movimento de Luta e Resistência Pelo Teto foram demonstrar apoio ao petista, mas apesar dos pedidos, Lula não apareceu para saudar os apoiadores.

O ex-presidente desembarcou no Recife por volta das 12h de hoje. Lula foi recebido por correligionários como o senador Humberto Costa, a deputada federal Marília Arraes, o deputado federal Carlos Veras, o presidente estadual do PT, Doriel Barros, a deputada estadual Teresa Leitão e o ex-deputado Odacy Amorim. Políticos de outros partidos, como o presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, também foram receber o presidenciável.

 Durante à tarde, o petista teve reuniões com líderes do PT em um hotel na Zona Sul do Recife. Outro que esteve no local foi o deputado federal Túlio Gadelha (PDT). A visita do ex-presidente também tem como objetivo aparar as arestas e acalmar os ânimos dentro da sigla em Pernambuco. 

A vinda ao estado será uma das escalas do giro de Lula pelo Nordeste. Em solo pernambucano, além do PSB, o petista deve conversar com caciques de outras legendas, como PSOL, MDB, PCdoB e Republicanos. Entre os nomes que devem se encontrar com o ex-presidente estão os deputados Sebastião Oliveira (Avante), Silvio Costa Filho (Republicanos), Eduardo da Fonte (PP) e Raul Henry (MDB).

O petista também visita na segunda-feira (16) um assentamento do Movimento Sem Terra, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife. No mesmo dia, ele dará uma entrevista coletiva em um hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Postado por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro-16/08/2021 

Postar um comentário

0 Comentários