Vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos em Pernambuco deve ser iniciada em setembro.

Da Redação com Diário de Pernambuco:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
 (Foto: Heudes Regis/Divulgação)
Foto: Heudes Regis/Divulgação

Adolescentes entre 12 e 17 anos de idade começarão a ser vacinados contra a Covid-19 em Pernambuco quando todas as pessoas acima de 18 anos receberem ao menos uma dose do imunizante, o que deve acontecer até o início de setembro, segundo prevê o governo do estado. O anúncio sobre essa definição, que já havia sido orientada em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, foi feito pelo secretário estadual de saúde, André Longo, em coletiva online de imprensa, na tarde desta quarta-feira (28). O estado tem cerca de 1 milhão de jovens dentro dessa faixa etária. 

A decisão foi pactuada em reunião que aconteceu nessa terça-feira (27) para discutir o Plano Nacional de Imunização (PNI). O encontro contou com participação do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

"Em relação a vacinação desse público de adolescentes, o que ficou pactuado é que se aguardará a distribuição das vacinas para atender a todas as pessoas acima de 18 anos e, a partir daí, passaremos a fazer a vacinação também desse grupo de adolescentes", explicou Longo.

Segundo o secretário estadual, os adolescentes com comorbidades serão priorizados na fila de imunização. "Iniciando pelos adolescentes que tem alguma condição de doença pre-existente. Essa foi a decisão do PNI e, até o momento, a definição de Pernambuco é seguir essa orientação em relação aos adolescentes", confirmou. 

A previsão do estado é que a população de 18 anos ou mais tenha recebido ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus até o início de setembro. 

Possibilidade de antecipação da Pfizer

Ainda diante da repercussão sobre a antecipação do intervalo de 90 para 60 dias para a aplicação da segunda dose da AstraZeneca, André Longo reforçou que o esquema de vacinação com o imunizante seguirá dentro do intervalo de dois meses, contanto que haja disponibilidade de doses. Também na entrevista, o responsável pela secretaria de saúde do estado confirmou que já existem discussões sobre uma possível redução no intervalo da aplicação da segunda dose de outra vacina, a Pfizer. 

"Já se cogita no PNI, foi também alvo de discussão ontem, uma antecipação também da segunda dose da Pfizer. Mas no momento ainda não há essa afirmação. O que se definiu foi que a Pfizer poderá ser reduzida para um intervalo de 21 dias, mas só será feito quando se completar o quantitativo para a vacinação da primeira dose tanto para os adolescentes quanto para todos aqueles acima de 18 anos", disse. 

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda o intervalo de 90 dias entre a aplicação da primeira e a segunda dose do imunizante.

Postado por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro - 28/07/2021

Postar um comentário

0 Comentários