Nova diretoria da Sociedade dos Criadores de Surubim junta experiência e serviços prestados ao município.

Da Redação com Correio do Agreste:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Fernando Guerra, Antônio Barros e Aldo Leal (na primeira fila); Na sequência, George Pierre, Adenisío Lemos e João Paulo Leal (Fotos: Reprodução/ Facebook)

A diretoria da Sociedade dos Criadores de Surubim-SCS, que passou a gerir a entidade desde o dia primeiro de janeiro de 2021, conseguiu reunir um grupo de pecuaristas com experiências em diversos campos de atividade e deverá administrar a instituição com lisura e competência.  

Seu presidente é o surubinense Fernando Farias Guerra, editor do jornal Correio do Agreste, pequeno pecuarista, escritor, historiador e artista plástico. No setor pecuário foi o introdutor das práticas de inseminação artificial em bovinos em Surubim na década de 1980. Faz parte da Diretoria Executiva da Sociedade dos Criadores desde o reinício das suas atividades e participou de todas as reuniões preparatórias para a sua recuperação após sete anos de completo abandono. 

Suas experiências no comando de algumas instituições começaram nos anos 80, em Recife, quando assumiu a presidência da Associação dos Artistas Plásticos de Pernambuco–AAPP-PE gerindo a entidade por duas gestões consecutivas. Retornando para sua terra natal, fundou e dirigiu o Centro Cultural Dídimo Guerra por várias gestões, foi Coordenador do Centro Social Urbano e Secretário de Turismo Cultura e Esportes do município. É um dos precursores do movimento ambientalista local iniciado em 1978 e, recentemente chegou a dirigir o Partido Verde-PV, infelizmente sem grandes resultados. 

Fundador e presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Surubim, AMIPES/AMICRO por várias gestões e ocupou o cargo de Primeiro Secretário da Federação da Micro e Pequena Empresa de Pernambuco–FEAMEPE/FEMICRO. 

Paralelamente à pecuária, desenvolveu atividades como microempresário fundando a Sorveteria e Restaurante Capitu em 1990, hoje, Restaurante e Pizzaria um dos pontos gastronômicos mais conhecidos da cidade. 

Neste momento, também preside o Centro Cultural Capiba onde tem uma missão importante de levar adiante a edificação do Museu Capiba que abrigará todo o acervo legado pelo genial compositor surubinense. 

Ao assumir a presidência da Sociedade dos Criadores de Surubim confia firmemente que terá um grande desempenho, sobretudo pela excelente equipe reunida, todos imbuídos do firme propósito de servir ao povo e à terra surubinense. 

O Vice-Presidente Antônio Barros 

Antônio Barros, eleito vice-presidente, com seus 90 anos, é o decano da Sociedade dos Criadores de Surubim sendo um dos poucos fundadores da entidade que ainda se encontram atuantes. Desde 1958 quando um grupo de surubinenses levou adiante a ideia de fundar um órgão que representasse e defendesse os interesses dos pecuaristas locais ele se encontrava na linha de frente, integrando a primeira diretoria.  

Aposentado como auditor fiscal da Receita Federal teve uma brilhante passagem pela política surubinense. Foi vereador no período de 1958 a 1961 e prefeito de 1977 a 1982. Ainda hoje é considerado um dos melhores prefeitos da História de Surubim. 

Fundou em 1987 e presidiu por diversas gestões seguintes a Associação Comercial e Empresarial de Surubim-ACIASUR. Sócio benemérito da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL tendo contribuído para sua reativação em 1989. Fundou em 1997 e presidiu a Incubadora de Empresas de Surubim-SUGERE. Exerceu sete mandatos nos cargos de vice-presidente e presidente do Conselho Consultivo da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco-FACEP, no período de 1998 a 2018. Foi membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE-PE, como representante suplente da FACEP, no período de 2006 a 2008. Exerceu cargo de diretor da Cooperativa de Leite de Surubim-COPLESUR. Participou da Missão Empresarial à China pela Federação do Comércio-FECOMÉRCIO em 2007. 

Diretor da Associação Cultural Capiba desde sua fundação. É membro e ex-venerável da Loja Maçônica de Surubim.  

Antônio Barros tem como marca de sua vida uma profunda dedicação à sua terra, incansável batalhador pelo desenvolvimento do município. 

O Primeiro Secretário Aldo Leal 

Ex-presidente da SCS Aldo Leal tem um importante currículo, sobressaindo-se o seu vínculo com a Caixa Econômica Federal-CEF, tendo até 1998, feito parte do Corpo Gerencial dessa instituição bancária. De 1993 a 1995 foi presidente da Associação dos Gestores da CEF-AGECEF/PE; de 1996 a 1998 exerceu a presidência da FENAG-Federação da Nacional dos Gestores da CEF com sede em Brasília/DF; de 1985 a 1998 exerceu a função de Gerente Geral nas agências da CEF dos municípios de Bom Conselho, Belo Jardim, Arcoverde, Garanhuns e Surubim, em Recife na Cidade Universitária, Afogados, Dantas Barreto e nas agências Justiça Federal, Tribunal Regional Federal e, em Olinda na agência Marcos Freire. 

Foi vereador em Surubim no período de 2005 a 2008. Em 2016 assumiu a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município.  

Desde o reinício das atividades da Sociedade dos Criadores ele tem contribuído ativamente para que ela volte aos seus melhores dias. Em 28 de agosto de 2011 passou a presidi-la quando prestou relevantes serviços com a máxima dedicação, realizando obras no parque e qualificando a área destinada à feira do gado. Seu mandato terminou em 27 de agosto de 2014.

O Segundo Secretário – George Pierre de Farias

Tendo pai surubinense e mãe cratense George Pierre de Farias nasceu no Crato/CE e, logo após ter nascido, veio residir em Surubim, considerando-se filho da terra. Neto de um dos maiores pecuaristas do município e filho de médico veterinário e pecuarista, também desenvolveu o gosto pela atividade. 

Após a conclusão do segundo grau escolar, deixou os estudos para se dedicar à atividade pecuária desde seus 17 anos hoje atuando na criação de gado de corte. 

Nos serviços públicos exerceu a função de diretor na Secretaria de Agricultura de Surubim nos anos de 2001 a 2004, tendo inclusive nesse período assumido a Secretaria de Turismo e Esportes do município. Na Prefeitura de Casinhas foi diretor de Agricultura de 1998 a 2006, acumulando também a pasta de Compras e Serviços (licitação). 

De 2007 a 2010 passou a ser assessor do prefeito João Camelo, acumulando igualmente os serviços licitatórios da prefeitura. Foi um dos coordenadores da campanha do deputado federal Danilo Cabral em 2010 e passou a compor sua assessoria desde 2011 até o momento. 

Faz parte do quadro de associados da SCS e membro da Diretoria desde a sua reativação. 

O Primeiro Tesoureiro – Adenísio Lemos de Vasconcelos

Aos 57 anos, Dito Jeans como é conhecido tem uma longa história como empreendedor, sendo um dos precursores da recuperação da economia local fazendo parte da bem sucedida implantação do Polo de Confecções de Surubim. Assumiu o papel de liderança regional e estadual junto à categoria chegando a ser o presidente da Associação Comercial de Surubim-ACIASUR, do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Pernambuco-SINDIVEST e posteriormente vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco-FIEP. 

Adenísio é surubinense, contador, administrador, empresário e agropecuarista. Esteve como presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim durante os primeiros anos de sua recuperação. Levou à frente a reconstrução dos estábulos que se encontravam em ruínas no Parque de Exposições retomando as mostras pecuárias quando ninguém mais acreditava que elas retornariam a ser realizadas.  

Também foi presidente da Cooperativa de Leite de Surubim-COPLESUR, presidente do Clube Cara e Coroa, mais importante clube recreativo surubinense em duas gestões, tendo sido gerente geral dos bancos ABN AMRO BANK e do BANDEPE. 

Sua participação na atual diretoria executiva da SCS juntamente com Aldo Leal, dois ex -gestores da entidade, acrescenta uma experiência significativa ao grupo que comandará os destinos  da Sociedade dos Criadores de Surubim durante o triênio 2021/22/23. 

O Segundo Tesoureiro- João Paulo Leal 

Aos 40 anos, o Segundo Tesoureiro da SCS, João Paulo Campos Leal é o mais jovem componente da Diretoria Executiva da entidade. Seu crescente envolvimento com o comércio no ramo dos insumos agropecuários, iniciado em 1995, não lhe permitiu concluir seu Curso de Administração de Empresas na FACAL, em Limoeiro tendo deixado a Faculdade em 2002 já na etapa final. 

Pecuarista, dando continuidade às tradições da família, tem um Curso de Inseminação concluído pelo SENAR. 

Integrante ativo da Maçonaria tem seu nome cotado para o cargo de Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Fraternidade Surubinense para os próximos dois anos. 

Hoje tem sob o seu comando a administração e manutenção do Abrigo Amélia França conhecido como o Abrigo dos Velhos de Surubim, demonstrando assim sua sensibilidade e dedicação às causas humanitárias. 

Essa é a equipe que dirigirá a Sociedade dos Criadores de Surubim durante os anos de 2021, 2022 e 2023. Cada um deles tem um nome a zelar. Todos, em algum momento, reservaram as melhores energias para promover o engrandecimento de nossa terra e, nessas atividades não remuneradas deixaram os seus nomes como benfeitores e construtores de uma sociedade melhor, mais solidária e digna dos surubinenses. 

Por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro-10/01/2021 

Postar um comentário

0 Comentários