Cultura: Onildo Almeida terá história contada em livro


Blog do Mário Flávio. felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br
(Foto: Reprodução/Divulgação)

Aos 90 anos, o cantor e compositor Onildo Almeida ganhará uma biografia com o registro de vida e obra. O autor do livro é o jornalista Fernandino Neto. Que já publicou as biografias da atriz Prazeres Barbosa e do ex-prefeito Anastácio Rodrigues.
Ainda em fase de produção, o livro não tem previsão de lançamento. “ Comecei a trabalhar esse novo projeto em dezembro do ano passado. Tenho ido com frequência a casa de Onildo e já gravamos muitas horas de entrevista. Agora, vou iniciar a pesquisa em jornais e documentos e entrevistar outras dezenas de pessoas, algo que considero fundamental para a boa biografia. Quero traçar o perfil pessoal, profissional e psicológico de Onildo e mostrar a riqueza de sua obra, que vai muito além da Feira”,explica Fernandino.
Onildo Almeida é reconhecido como autor da música “Fiera de Caruaru”, gravada por Luiz Gonzaga em 1957. A composição ganhou o mundo e se tornou uma espécie de hino da cidade. Sua obra muito contribui para a divulgação de Caruaru no Brasil e no estrangeiro. Nenhum governo, por maias recursos e boa vontade que pudesse investir, teria alcançado o mesmo êxito na propaganda da cidade. Hoje, a Feira de Caruaru é Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro e atrai turistas de todas as partes.
Boêmio, nos tempos de juventude Onildo cantou em grupos vocais e fazia serestas nas ruas. Foi um dos primeiros contratados da Rádio Difusora de Caruaru, a primeira emissora da cidade. Depois, se tornou proprietário da Rádio Cultura do Nordeste. Mas, a paixão pela música sempre falou mais alto e ele se tornou um importante compositor da música popular brasileira, gravado por Gilberto Gil, Gal Costa, Chico Buarque, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Coronel Ludugero, Santana, Jorge de Altinho, Marinês, Trio Nordestino e o Rei do Baião Luiz Gonzaga. “As pessoas vão se surpreender com a história de Onildo. Terão a oportunidade de conhecer o homem por trás do artista que todos nós nos acostumamos a admirar e respeitar”, garante Fernandino.
Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 29/04/2019

Postar um comentário

0 Comentários