Livro: Suicídio, Prevenção, Posvenção e Direito à Vida.

(Foto:Pessoal)
Com imenso prazer acabo de ler, o livro que trata sobre um assunto que ainda gera um grande tabu, entre as pessoas. Refiro-me ao livro que recebi da amiga e psicóloga Edna Alexandre, o qual trata sobre “SUICÍDIO”.
Ao deleitar-me nas páginas do Livro “Suicídio; Prevenção, Posvenção e Direito à Vida”, escrito por diversas mãos, tendo a contribuição da Edna Alexandre, veio a fortalecer minha tese, de que investirmos atenção aos nossos semelhantes, sem distinção de credo, sexo, etnia, contribuiremos ativamente na construção de uma sociedade mais harmoniosa.
Longe de mim, querer ser um crítico literário neste momento, mas o livro trás de uma maneira simples e linguagem acessível e de fácil entendimento, a importância do ouvir o outro. Muitas vezes mesmo sendo nós pessoas criadas para vivermos em sociedade, temos nos insolado e mantido distanciamento das pessoas, por motivos, muitas vezes fúteis.
Percebo que o supra mencionado livro, é um instrumento que deveria passar a constar nas bibliotecas deste país, nas unidades de saúde, pois lamentavelmente alguns profissionais desta área, tem se renegado a um atendimento humanizado aos seus pacientes, se fazendo necessário um conhecimento mais abrangente sobre a pessoal humana.
Sinto ainda, que todos nós temos responsabilidades com uma saúde mental e de qualidade dos nossos semelhantes, muitas das vezes, até mesmos lideres religiosos, não tem tido a sensibilidade para perceber que seus fies, estão a precisar de um apoio além da fé religiosa. Muitos se tornam involuntariamente com assassinos, quando não reservamos uma atenção de qualidade para com o outro (a), que nos procura, mesmo que não seja do nosso convívio habitual.
E uma das linhas que li no livro, entendo que o lazer e o esporte, ajuda na desconstrução da ideação suicida. Então, acrescento, que não só estes dois, mas o teatro, danças e musicas de qualidade e, tantos outros aspectos podem contribuir e assim evitar que as pessoas fiquem depressivas, criando a Idea suicida em suas mentes. Mas o principal, esta no acolhimento e apoio aos nossos jovens e pessoas adultas, a irem buscar seus sonhos e ideais de vida.
Olharmos o outro, como gostaríamos de ser olhados, tratando-os com respeito e dignidade, será um grande passo de contribuição de uma vida e mente saudável. Embora não concordemos e ou aceitemos alguma coisa, ou opinião do outro, ainda assim devemos respeitar.
(Foto:Pessoal)
Pense nisto, fomos criados para viver em comunidade, e como tal, são cheias de altos e baixos, mas isto não nos dá o direito de menosprezarmos as pessoas.
Deus criou a todos para viver em harmonia e feliz, então não temos direito de trabalhar para provocar depressão e tristeza ao outro, estejamos sempre prontos para ouvir. Lembrando que ouvir é bem diferente de escutar. Ouvir requer atenção.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 06/11/2017

Envie suas noticias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-