Hoje tem Sonora Brasil no Sesc – Ler Surubim!


Mais uma apresentação do projeto Sonora Brasil acontece na noite desta quarta-feira (23), nas dependências do Sesc –Ler em Surubim,localizado a Rua Frei Ibíapina, conhecida Rua do Açude, bairro São José, no agreste de Pernambuco.
Os surubinenses e pessoas de outros municípios vizinhos irão poder conferir de perto, a apresentação do Coco de Zambê, vindo do Rio Grande do Norte.
Levantamento realizado pelo blog, identificamos que o Coco de Zambê é uma dança cuja origem é creditada aos antigos escravos que habitavam a região litorânea do Rio Grande do Norte.
A apresentação tem inicio as 19h30 com entrada gratuita. De açodo com informações, numa parceria com a secretaria de educação e cultura de Surubim haverá um ônibus saindo ás 19h do Bairro do Coqueiro, descendo pela Avenida São Sebastião e Rua 7 de Setembro em direção ao Sesc Ler – Surubim.
 O zambê aparece de forma intensa nas narrativas relacionadas ao passado e ao presente de Sibaúma, comunidade quilombola localizada no litoral sul do estado, tornando-se um elemento indicativo de pertencimento étnico, ligado a ancestralidade negra local. O grupo é reconhecido como remanescente de quilombo, e passa pelo processo de regularização territorial.
O coco de zambê é apresentado como uma espécie de atestado de ancestralidade do grupo; além disso, depois de um longo período de abandono, a dança passa a ser revitalizada e instrumentalizada por parte do grupo paralelamente às reivindicações pelo reconhecimento quilombola. Neste processo vários atores encontram-se imbricados: ONG’s, órgãos estatais de fomento à cultura, representantes dos poderes públicos e lideranças do Rio Grande do Norte. A revitalização do Zambê em Sibaúma se torna “Referência Cultural”.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 23/08/2017
Envie suas noticias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-