Ex-Diretor da Junina Alpargatas de Virgulino, Maurício Barbosa é o novo diretor de Cultura da gestão Ana Célia, em Surubim/PE

O jovem ator e assistente social de 28 anos
Maurício Barbosa é o novo titular da
Diretoria de Cultura de Surubim
(Foto: Facebook/Reprodução)
A prefeita de Surubim, Ana Célia, acaba de nomear o novo diretor de Cultura da sua gestão: o jovem assistente social e ator Maurício Barbosa (foto), de 28 anos. Apesar de ter morado durante vários anos no município de Casinhas, onde assumiu diversas funções na área da cultura — com destaque para a direção da Quadrilha Alpargatas de Virgulino, que ganhou amplo destaque no circuito junino de Pernambuco em 2015 e 2016 —, Maurício é natural de Surubim, onde reside há mais de oito anos.

Apaixonado pela cultura popular nordestina — "em especial a pernambucana", como o próprio faz questão de frisar 
 , Maurício é membro do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão de Pernambuco (SATED-PE), e participa, desde os 12 anos, de movimentos culturais na região do Agreste Setentrional do Estado. "Iniciei minha vida como ator quando ainda era estudante, participando do Festival de Teatro Estudantil de Surubim (FESTESUR). Desde cedo, sempre fui admirador do grande escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e seu Movimento Armorial, que, a bem da verdade, são minha principal fonte de inspiração em boa parte dos meus projetos. Assim como também sou apaixonado pela história e o legado deixado pelos dois filhos mais ilustres da nossa terra, Capiba e Chacrinha", contou Maurício para o Blog MAIS CASINHAS.


O novo diretor de Cultura da 'Capital da Vaquejada' também comentou sobre o novo desafio: "Estarei junto ao governo de Ana Célia e Guilherme Nóbrega com o intuito dinâmico e inovador de efetivar as Políticas Públicas de Cultura de Surubim. Junto com toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que tem como titular o secretário João Filho, e com toda a rede de secretarias, diretorias, artistas e produtores culturais locais, estarei à inteira disposição para que possamos realizar um trabalho coletivo que possa, de fato, implementar em Surubim, este tão importante berço da cultura popular pernambucana, uma gestão baseada na cultura do nosso povo".

Maurício concluiu suas primeiras declarações como novo titular da Diretoria de Cultura surubinense informando que, ainda este mês, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Educação, será realizada uma assembleia com todos os produtores culturais e artistas locais para a construção do Plano de Ação Cultural de Surubim.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 17/05/2017

Envie suas noticias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br -