Sequência de Assaltos deixa população de Surubim apreensiva

Blog Nossa Terra Surubim.
(Reprodução Internet)
No início da noite desta quinta-feira 10 de novembro, seis indivíduos distribuídos em três motos realizaram alguns assaltos na cidade de Surubim-PE. O fato se espalhou rapidamente por meio das redes sociais, provocando certa apreensão à população.

Os fatos aconteceram entre 19h00 e 20h00 da noite, e assim que tomou conhecimento do primeiro assalto, o 22º BPM designou viaturas para localizar os indivíduos, as quais passaram a fazer rondas na cidade, mas não obtiveram êxito na localização dos mesmos.

Vivenciamos um momento delicado no município com relação à Segurança Pública, no entanto, é notório que o comando do 22ºBPM tem envidado esforços para que a segurança seja garantida à população. Informações dão conta de que no momento do fato havia uma viatura da cidade fazendo rondas, bem como um trio de motos da ROCAM e Uma viatura do GATI fazendo o policiamento.

Observa-se que a presença da polícia na rua não tem sido suficiente para inibir as ações desses indivíduos que contam hoje com uma legislação penal extremamente protecionista, permitindo que em muitas situações o indivíduo seja apreendido pela polícia em um dia e solto no dia seguinte, por estrito cumprimento das normas legais.

Não se pode afirmar que a onda de assaltos que vem sendo registrada na cidade seja fruto exclusivo de problemas na segurança pública. É preciso enxergar que a raiz do problema é bem mais ampla, requer uma legislação que demonstre para o indivíduo que o crime não compensa, diferente do que vem acontecendo hoje.

Existem diversos fatores que juntos vem contribuindo para essa sensação de insegurança, que não é registrada apenas na cidade de Surubim-PE, ou mesmo no Estado de Pernambuco. A questão chega a atingir a esfera nacional, requerendo uma soma de esforços da sociedade civil organizada, dos órgãos de segurança e sobretudo dos governantes para que este quadro venha passar por melhorias.

Estão esquecendo que é por causa do policial, muitas vezes desvalorizado, que o cidadão ainda pode exercer a sua liberdade de locomoção, mas à medida que cresce a liberdade dos que andam em desacordo com a lei, o cidadão passa a ser aprisionado em seus próprios lares.

É preciso observar que o problema da segurança pública, da educação e da saúde se resolve por meio da valorização do policial, do professor e dos profissionais de saúde em geral, mas o que fazer para ensinar isso aos donos do poder?

Nosso município é um pequeno centro econômico que recebe cidadãos de diversas cidades circunvizinhas, e por isso faz-se necessário a nível local um plano conjunto de segurança pública em que a sociedade civil organizada e os órgão de segurança ao lado das forças políticas local possam encontrar um caminho para garantir ao cidadão surubinense a alegria de poder transitar pelas ruas de sua cidade com tranquilidade.

A missão não é de um todo difícil, nem requer uma fórmula mágica: necessita apenas de uma ação conjunta. Todos por uma Surubim mais segura.

Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 11/11/2016