Show de horrores! Eleitores caricatos de Ana Célia implantam o caos na Chã!

Do surubimnews.

OPINIÃO /// É assim que muita gente da oposição de Túlio Vieira nos vê: “Respeitável público, o espetáculo vai começar! No picadeiro, fazendo papel de palhaço, o povo de Surubim. Na plateia, rindo enquanto comem pipoca, eleitores caricatos de Ana Célia”. Os excessos descabidos existem dos dois lados e se alternam, pra ser justo. Porém, o jogo sujo, rasteiro e sem escrúpulos, sempre personificou as campanhas do PSB na Capital da Vaquejada.
.
Eu poderia falar da crise hídrica agravada pelas pataquadas da Compesa. Eu poderia falar da fábrica de cimento prometida e não construída. Eu poderia falar do campus da UPE prometido e não construído. Eu poderia falar dos órgãos do Governo Estadual destruídos como a Adagro, que servem apenas para usuários de drogas utilizarem. Eu poderia falar que o Estefânia está abandonado e às traças. Eu poderia falar dos surubinenses do Recife que votam no 40 e só aparecem aqui com arrogância e pabulagem em período eleitoral. Eu poderia falar dos parlamentares traidores do PSB de Pernambuco, que votaram a favor do golpe e contra os princípios de Miguel Arraes, tirando do poder uma presidenta democraticamente eleita e pondo no lugar um presidente que vai foder a classe trabalhadora.

Eu poderia falar dos deputados da terra, que apareceram em Surubim mais vezes de maio pra cá do que nos últimos 10 anos, pra fingir que moram e valorizam o local de origem (e também porque a coisa não está tranquila e favorável para as pretensões do PSB em âmbito surubinense). Eu poderia falar da tentativa de comprar o apoio de pessoas, como no caso de um amigo meu que trabalha para um candidato a vereador que apoia o atual prefeito, mas que recebeu oferta grosseira de dinheiro do outro lado. Eu poderia falar que os Farias estão cagando pro valor histórico e turístico da Usina, que deveria ser tombada, revitalizada e aberta ao público, transformando o reduto num amplo centro cultural. Eu poderia falar que o Governo de Paulo Câmara veta repasses pra gestão de Túlio, exemplificando o impasse pra reforma da Rodoviária, pra dificultar melhorias que possam aumentar a aceitação do prefeito.
.
Eu poderia falar da aliança contraditória de Ana Célia e Flávio Nóbrega, visando ancorar no nosso município uma oligarquia em prol principalmente de interesses pessoais. Eu poderia falar que Arlindo contratou uma imobiliária de fora pra trabalhar em loteamento da sua família ao invés de valorizar os profissionais da terra. Eu poderia falar que muitos eleitores da cúpula do PSB não trabalham nem investem em Surubim e assim continuariam, caso a candidata do 40 seja eleita (o que é pouco provável, pois ela está atrás de Túlio de acordo com informações coletadas nos bastidores políticos).
.
Mas o foco aqui é outro, meus amigos. É desconstruir uma falácia espalhada nas redes sociais por certos coordenadores da campanha do 40. Mais do que agitadores, eles são provocadores e até agressivos – vide o ocorrido na Avenida São Sebastião no último domingo à tarde. Falando por mim, já registrei um boletim de ocorrência contra uma figura desajustada do eleitorado de Ana Célia, após o mesmo me perseguir virtualmente, publicando injúrias e difamações. Aliás, ele é bem conhecido pelo pessoal da delegacia, é cheio de processos nas costas.
.
Primeiramente, contextualizando a polêmica do dia 4 de Setembro: aquele espetinho tradicional da Chã não é uma sede. É um estabelecimento voltado para comes e bebes, independente do posicionamento político de muitos frequentadores ou mesmo dos proprietários. O eleitorado do 40 é maioria por lá, mas não a única freguesia que frequenta o local. Já do outro lado da rua há um espaço físico com uma militância direcionada para Túlio (e demandas sociais). À vista disso, o argumento “nós chegamos aqui primeiro” não se aplica. É até bobo. Há diferenças de propostas nos dois locais.
.
No entanto, mais do que o “confronto frontal de cores” dividido pela Avenida São Sebastião no último domingo, houve infortúnios causados por alguns eleitores desequilibrados de Ana Célia, que passaram pelo local durante a Missa do Vaqueiro e depois à tarde. O fato é que os vilões da história querem posar de mocinhos, espalhando nas redes sociais textos cínicos e longe da realidade. Em suma, o que eles proporcionaram ao lado vermelho foi: agressão material e moral, banho de cerveja em membros da Onda Vermelha​, demonstrações obscenas, arremesso de pirulitos (inclusive, acertando uma criança), etc. Ademais, exponho pérolas como “o comitê dos ricos” (menção ao espaço de Ana Célia) e “cabaré que não mando, eu fecho” (relacionado ao espaço da Onda), pra ilustrar o pensamento boçal de vários eleitores do 40. E é sob tal premissa gourmet que a campanha dos amarelos vem se desenvolvendo. Repetindo o mesmo filme que prejudicou a candidata em eleições anteriores. Afinal, quem se junta ou dá moral para “maçãs podres”, põe em xeque “toda a safra”. Zombando de Surubim!

Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 06/09/2016