Apreciando a riqueza cultural deixada pelo médico e escritor José Nivaldo.

(Foto: Divulgação)
Na noite do dia (11), antes de iniciar o momento de lançamento do livro “Gestão Humanizada” do surubinense Amaro França, professor e escritor. Ficamos a apreciar as relíquias culturais deixadas pelo doutor José Nivaldo Barbosa de Sousa, no espaço que leva seu nome no Centro Cultural da cidade do Surubim.

No dia do estudante comigo estava Denize Oliveira e Ana França, onde pudemos desfrutar de uma prosa sobre cultura e conhecer um pouco mais sobre a vida do médico e escritor José Nivaldo, o qual durante muito tempo militou em Surubim.

O único fato que nos deixa triste é saber, que Surubim guarda um rico acervo deste e não propaga mais, para que jovens estudantes, professores possam visitar e conhecer melhor essa riqueza (obra) cultural que ficou para nós escritas pelo médico escritor doutor José Nivaldo.

“A jovem Denize Oliveira ficou encantada com o que viu”, por isso precisamos despertar e fazer tornar mais próximo do público em geral, obras com tamanho valor cultural como os deixados pelo escritor José Nivaldo de Sousa.

Informações: wikipedia.org

José Nivaldo Barbosa de Sousa
Ele nasceu em 28 de maio de 1924 na cidade de Limoeiro - Pernambuco e faleceu na cidade do Surubim, no dia (5) de agosto de 2013.

Foi um médico, romancista, contista e pecuarista brasileiro.Exerceu a profissão de médico na cidade pernambucana de Surubim desde 1949.
Era pecuarista, pertencente à Associação Brasileira de Criadores de Zebu, da qual foi conselheiro consultivo pelo estado de Pernambuco.
O mesmo pertencia às seguintes entidades literárias:
·         Academia Pernambucana de Letras - Cadeira 34;
·         Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional de Pernambuco - presidente no biênio 1984 - 1985;
·         União Brasileira de Escritores - Seção Pernambuco;
·         União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos - membro fundador;

O acervo literário publicado por ele foi:
·         Amor, fuxico e emancipação
·         Doutor Marcolino
·         Terra de coronel
·         Noite sem nome
·         O voo dos Carcarás
·         Moedas falsas
·         Jarro de louça.
·         Pesadelo - Rememorando uma Prisão Política
·         O atestado da donzela

José Nivaldo recebeu homenagem na Academia Pernambucana de Letras, pelas Edições Bagaço, no evento Celebração à Palavra Escrita, que também lançou livros de vários escritores acadêmicos.

Confira outras fotos Aqui
Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 15/08/2016