Câmara concede título de cidadania Sebá

(Foto: Reprodução/Divulgação)
Na próxima quinta-feira (16), às 20h, a autêntica cultura regional será a convidada de honra da Câmara Municipal de Caruaru na solenidade de entrega do título de cidadania ao ator e mestre mamulengueiro Sebastião Alves – Sebá. Com propositura do vereador Demóstenes Veras (PP), aprovada por unanimidade através do Decreto Legislativo nº 758 (de 13 de maio de 2015), a homenagem será um reconhecimento público ao mestre pelos seus “relevantes e inestimáveis serviços prestados ao município, principalmente na área cultural”.

Nascido em Sertânia, no dia 20 de janeiro de 1957, Sebastião Alves Cordeiro Filho, também conhecido como Mestre Benedito, vive em Caruaru desde o início da década de 70. Seu vasto currículo, de mais de 40 anos, inclui premiadas atuações no teatro, no cinema e na televisão - esteve recentemente em participação especial na novela “Velho Chico”, da TV Globo. Também é produtor cultural e mestre mamulengueiro, sendo o fundador do Teatro de Mamulengos Mamusebá, da Companhia Pernas pra Circulá e do Teatro Garagem Mamusebá. Suas performances podem ser conferidas no Teatro Mamusebá, no Polo da Estação, sextas e sábados às 20h e domingos às 17h.

Em dezembro de 2014, o ator recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Compositor Onildo Almeida, propositura do Leonardo Chaves (PDT), presidente da Câmara. “Sebá é patrimônio vivo das culturas populares do Nordeste do Brasil e toda e qualquer homenagem fica pequena diante da dimensão do trabalho do ator em espetáculos teatrais e na sua história na arte do mamulengo”, frisou o presidente Leonardo. “Homenagem boa é essa, toda homenagem deve ser feita em vida”, comentou Sebá.

Espetáculo - Depois da solenidade, o ator, através da Cia. Pernas pra Circulá e da Companhia Feira de Teatro Popular, promoverá a estreia do espetáculo “A saga do Mestre Sebá”, com direção de Gabriel Sá. O espetáculo contará a vida do mestre, desde seu nascimento em Sertânia até a chegada em Caruaru, destacando momentos especiais como o nascimento da sua companhia (que mescla o circo com a cultura popular sobre pernas de pau), a fundação do Teatro Mamusebá e a criação do seu boneco “caçula”, o Ventania Cravo da Paz, uma das principais atrações do teatro de mamulengos.

A entrada é franca e o espetáculo acontecerá em frente à Câmara.

Fonte:Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 13/06/2016