sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Jovem Vence o Medo e o Preconceito em Prol da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

Postado por: Dc Sergio Ramos  
Marcador:
10:04

(Foto Autorizada por Viviane Vilarim)
Outubro Rosa é a denominação dada á este mês do ano, cujo objetivo é chamar atenção para o cuidado com a saúde. Pensando nisto uma bela jovem natural de Vertente do Lério, (cidade do Ouro Branco), preocupada e ao mesmo tempo querendo despertar nas pessoas a importância do alto toque nas mamas, venceu o medo e o preconceito, para contribuir do seu jeito com essa campanha de alerta e prevenção ao câncer de mama.

Viviane Vilarim Silva de Lima, com 20 anos de idade, resolveu se despir de sua blusa e sutiã e fez uma bela foto, com intenção de mostrar para todos(as), que a vergonha,medo e preconceito mata.

Muitas mulheres são vitimas do câncer de mama, chegando até a morte por falta de conhecimento, vergonha e, principalmente pelo preconceito, quando não delas próprias; são vitimas do preconceito dos seus companheiros. Vilarim contou a redação do blog, que “No começo eu fiquei com vergonha, mas para essa campanha vale tudo”, e o seu objetivo maior, era através da foto mostrar as pessoas que passam por esse momento difícil, que a vida continua, passando mais força e confiança, pois não é simples câncer de mama que a vida acaba. A vida segue, e isso é uma barreira pra ser superada. Ela já fez o auto toque em suas mamas uma única vez, mas tem consciência que deve realizar com mais frequência.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 Mmdc , o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. 

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendoraro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
O autoexame das mamas era bastante recomendado como forma de detecção da doença, entretanto, em virtude da dificuldade de algumas mulheres de entenderem a anatomia do órgão, falsos resultados eram obtidos. Nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar a falsa impressão de que a mulher está saudável e retardar a consulta ao médico. Todavia, é importante ressaltar que o autoexame, junto a exames periódicos, pode salvar vidas.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas deradioterapia e quimioterapia.

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.
Atenção: O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico.

Por Ma. Vanessa dos Santos
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "Outubro Rosa"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 09 de outubro de 2015.

Foto: Gilvan Silva
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 09/10/2015

Sobre o autor do Blog

Sérgio Ramos é Casado, pai, Radialista e Diácono evangélico, Militante do meio Radiofônico.Iniciou a profissão na Rádio cultura do nordeste S/A Caruaru - PE

Visualizações

Seguidores

FAÇA SUA DENUNCIA

FAÇA SUA DENUNCIA
Promotoria de Justiça – 3624-1956 Conselho Tutelar Surubim -3634-4656 S D S de Surubim – 3634-2710 Delegacia de Surubim – 3624-1974 Delegacia da Mulher – 3624-1983
back to top