Vertente do Lério: Secretários Municipais e Técnicos do IDEST Elaboram Ações Sobre Resíduos Sólidos

(Foto Divulgação)
No dia (12) último, os secretários do município, sobre a coordenação deste blogueiro e membro da comissão de resíduos sólidos Sérgio Ramos, estiveram reunidos com os representantes do comercio local, conselho tutelar, indústrias de calcário e a equipe técnica do IDEST/CONIAPE, para juntos planejarem metas que conscientize a população local sobre o uso correto dos seus resíduos  (Lixo).

Foi apresentado aos presentes, um diagnostico da real situação do município no tocante aos resíduos, o qual não se diferencia da maioria dos municípios, quanto à questão do tratamento que é dado ao lixo.

Após apresentação por parte dos técnicos, abriu – se um leque de conversação a respeito do papel de cada um dos entes da sociedade civil organizada e do cidadão comum, diante desta causa que tem sido gritante no planeta, que é a forma inadequada de como tem sido jogado o lixo.

Ao final do encontro, ficou deliberado, a realização de um novo encontro maior e que possa agregar mais pessoas, onde estão sendo convidados, comerciantes, donas de casa, donos de oficinas, enfim a sociedade como um todo para participar deste encontro, que será realizado na próxima quinta feira (27) de novembro às 09h na casa João Dias de Sales (Câmara Municipal).

Segundo informações, a partir do inicio do próximo ano 2015, tanto a gestão municipal responderá se não tomar ás devidas providências necessárias ao caso, quanto o cidadão também poderá vir a responder dentro das leis de crimes ambientais, se não fizer a sua parte de acordo com as normas do que diz respeito aos resíduos sólidos.

Os secretários Antônio Barbosa (Veí)- infra- estutrura, Inaldo Pessoa- advogado e controlador interno, Izael Pessoa- administração, Lucineide Santana - saúde, Berenice Pessoa – educação, Maria Vilma – secretaria da mulher estes  ativamente participaram da reunião. O senhor Evaldo esteve representando a secretária de assistência social, estão entre outros que também se fizeram presentes.

Na ocasião deve ser formado o conselho municipal de resíduos sólidos.

Por Sergio Ramos/Reporter e Blogueiro -19/11/2014