MPPE empossa dez novos promotores em ato solene


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acaba de ganhar mais dez novos promotores de Justiça, para reforçar sua atuação no Estado em defesa dos direitos coletivos da sociedade. A sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça para a posse dos promotores, realizada na última sexta-feira (11), lotou o auditório do Banco Central, na Rua da Aurora. Procuradores e promotores de Justiça, familiares e convidados dos novos membros do MPPE prestigiaram a posse coletiva de Ademilton Carvalho, Bianca de Almeida, Camila Amaral, Diego Tavares, Diógenes Moreira, Fabiana Lima, Fernando Camargo, Júlio Elihimas, Manuela Gonçalves e Mário Costa.
Eles assumem seus cargos nas comarcas do Sertão pernambucano. Belém de São Francisco, Cabrobó, Ipubi, Inajá, Orocó, São José do Belmonte, Terra Nova, Tuparetama e Salgueiro – essa última com dois promotores – passarão a contar com o trabalho desses membros do MPPE, a partir de junho. Conduzidos pela sub-procuradora geral de Justiça em Assuntos Institucionais, Maria Helena Nunes Lyra, e pelo procurador Erik de Sousa Dantas Simões, os novos promotores foram introduzidos no auditório para a solenidade.
A emoção marcou a solenidade do início ao fim. Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, disse ter sido tocado pela emoção a cada cumprimento recebido pelos empossados. “Ouvi aqui um novo colega dizer: eu quero começar a trabalhar logo. É essa disposição, essa garra, que me faz acreditar cada vez mais que somos uma Instituição forte”, afirmou Fenelon.
Em seguida, o procurador-geral acrescentou que “é no Sertão onde vocês vão cumprir sua primeira missão ministerial, que é uma missão divina, em defesa do povo sertanejo. Um povo que, de tanto sofrer, está deixando de ser antes de tudo um forte, como definiu Euclides da Cunha no livro Os Sertões”.
Por fim, lembrou que “hoje somos reféns de uma sociedade invisível de muitos anos atrás, e que se tornou visível diante de nós com armas na mão por conta da vaidade dos gestores públicos, que não tiveram tempo de fazer políticas públicas”. Por sua vez, Maria Helena deu as boas-vindas aos novos promotores, lembrando-lhes que “a firmeza anda de mãos dadas com a altivez e de costas para a intransigência e a intolerância, e que a imparcialidade caminha ao lado da independência, na exata medida da importância do Ministério Público”.
Em nome dos empossados, o novo promotor Fernando Camargo expressou os sentimentos: “Nossa hora chegou, aqui estamos nós. As vitórias foram resultado das lutas coletivas”. Em seguida, a nova promotora Fabiana Lima agradeceu aos membros a nomeação do grupo, prometendo que “não os desapontaremos jamais; terão orgulho destes teus irmãos de ideal.”
A turma empossada prestou homenagens aos procuradores Gerusa Torres e Érik Simões e à servidora Alexandra Moreda. Por sua vez, Erik Simões disse que o Sertão Pernambucano vai melhorar com a chegada dos novos promotores, porque “naquela Região há as pessoas mais necessitadas de cidadania”.
Também, prestigiaram a solenidade o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Thiago Norões, representando o governador Eduardo Campos; o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro; a diretora-geral da Escola Superior do MP da Paraíba, Rosane Araújo e Oliveira, e o secretário de Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima. Também compondo a mesa de honra a corregedora-geral do MPPE, Luciana Marinho; a diretora da Escola Superior do MPPE, Maria Aparecida Caetano; o vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), João Arlindo Neto; e a presidente da Associação do MPPE, Norma Sales.
A leitura dos Termos de Posse ficou sob a responsabilidade do chefe de Gabinete da Procuradoria Geral e secretário da sessão, promotor Ulisses de Araújo de Sá Júnior. Do início de 2011 até agora, o MPPE nomeou 31 novos membros. Ao final da solenidade, o procurador-geral declarou aos empossados: “Vocês sairão daqui felizes, mas quem está feliz mesmo é o Sertão que vai recebê-los.”

Fonte: MPPE

Postar um comentário

0 Comentários