Vergonha: Proposta que altera estrutura da Polícia Civil é aprovada em Segunda Discussão na Alepe


Da ALEPE:
REJEIÇÃO – Bispo Ossesio justificou o posicionamento contrário ao projeto: “Entendo que poderia ser melhor analisado, por meio de audiência pública”. Foto: Jarbas Araújo
Foi aprovada nesta quarta (31), em Segunda Discussão, proposição de autoria do Poder Executivo que cria o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) na estrutura da Polícia Civil. O Projeto de Lei nº 2066/2018recebeu votos contrários dos deputados Antônio Moraes (PP), Augusto César (PTB), Bispo Ossesio Silva (PRB), Priscila Krause (DEM) e Socorro Pimentel (PTB).

A matéria, que tramita em regime de urgência, extingue as delegacias de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) e de Crimes contra a Propriedade Imaterial (Deprim). A medida provocou protestos no Plenário, na tarde dessa terça (30), quando foi aprovada em Primeira Discussão. Nesta manhã, houve novas manifestações nas galerias.

Não houve discussão da proposta durante a Ordem do Dia. No tempo dedicado à Comunicação de Lideranças, Bispo Ossesio justificou o posicionamento contrário à proposta. “Não posso voltar atrás na análise que fiz ontem, mas, tendo relido o projeto, entendo que poderia ser melhor analisado por cada um de nós, prestando um maior esclarecimento à sociedade por meio de audiência pública”, observou.
O PL 2066 determina a abertura de duas delegacias especializadas no enfrentamento a organizações criminosas, além de incluir no novo departamento unidades já existentes de investigação de ilícitos cibernéticos e contra a ordem tributária. Na justificativa, o Governo afirma que a medida se assemelha a modelos de polícias de outros Estados, visando melhorar a integração entre os órgãos de segurança e “reforçar a capacidade institucional de repressão qualificada ao crime”.
Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 31/10/2018