Exposição de Animais de Surubim não está em calendário divulgado nas redes sociais


DO CORREIO DO AGRESTE/Fernando Guerra.
Realizada tradicionalmente em setembro, em 2017, a exposição foi adiada para novembro, mas terminou não acontecendo. Este ano, não faz parte do calendário divulgado nas redes sociais (Foto: Reprodução/ Blog Negócios e Informes)
Uma das mostras de gado mais tradicionais de todo o interior de Pernambuco, a Exposição de Animais de Surubim, corre o risco de não acontecer. A não divulgação do evento em calendário que circula pelas redes sociais pode ser um forte indício de que isso se confirme.
Mesmo em 2017, quando o Secretário de Agricultura estadual era o surubinense Nilton da Mota Silveira Filho, a Sociedade dos Criadores de Surubim não conseguiu fazer a sua exposição de animais sob o pretexto de não ter conseguido animais para realizá-la. Naquele momento, tanto quanto hoje, o Secretário de Agricultura de Surubim era o ex-presidente da entidade, José Mariano Júnior, Xoxô, que deixou seu cargo imediatamente após ter recebido o convite para integrar-se à equipe de Ana Célia, prefeita de Surubim.
Com todo esse conjunto de forças políticas que vão desde a prefeitura até o governo pernambucano acrescentando-se um deputado federal atuante, e mesmo neste ano de campanha eleitoral, o risco de Surubim não realizar sua exposição de animais parece remoto.
A Sociedade dos Criadores deixa transparecer ter entrado em decadência, pois até mesmo o painel de Francisco Brennand, símbolo da entidade, começou a desmoronar com a perda de alguns azulejos. Neste momento, encontra-se acéfala, pois a nova diretoria sequer assumiu e o seu novo presidente, Joseíldo Xavier, em contato com a reportagem do Correio do Agreste, afirmou que somente tomará posse do seu cargo quando todos os documentos da entidade estiverem em ordem. Ainda assim ele saiu em defesa da instituição confirmando as datas entre 22 e 26 para a realização da Exposição de Animais.
Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 05/03/2018