Bispo e padres são presos acusados de desviar recursos na Igreja Católica em Goiás

Do Poder 360
O bispo de Formosa (GO), José Ronaldo Ribeiro, o vigário-geral e outros 4 padres foram presos na manhã desta 2ª feira (19.mar.2018) suspeitos de desvio anual de R$ 1 milhão da diocese do interior de Goiás.
Segundo a investigação do MP-GO (Ministério Público de Goiás), o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos.
A ação, batizada de Caifás, também revelou que os criminosos usaram uma parte do dinheiro para comprar uma fazenda de gado e uma casa lotérica na cidade de Posse, também no interior de Goiás. As propriedades foram colocadas em nomes de laranjas.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em 3 municípios de forma simultânea, sendo 9 de prisão e 5 de busca e apreensão em Formosa; 3 de prisão e 4 de busca e apreensão em Posse; e 1 de prisão e 1 de busca e apreensão em Planaltina, todos contra lideranças religiosas ou administrativas ligadas à Igreja Católica.
As investigações se iniciaram após o MP ter recebido denúncias fiéis dando conta que os desvios haviam sido iniciados em 2015. Acionado, o órgão apurou as denúncias que culminaram com a operação.
Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro -20/03/2018