Vertente do Lério tem 84% dos eleitores cadastrados a pouco mais de 10 dias para o fim do prazo do recadastramento Biométrico

Da Redação:

Faltando pouco mais de 10 dias para terminar o prazo, 84,38% dos eleitores de Vertente do Lério fizeram o recadastramento biométrico. A informação foi divulgada na quinta-feira (11), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE). O número demonstra a falta de interesse de parte do eleitorado do município em realizar o procedimento. Em novembro do ano passado, matéria publicada no  Correio do Agreste, apontava um índice de 79,94% de eleitores cadastrados na biometria naquela cidade. Neste período de quase dois meses, houve um acréscimo de apenas 4,44% na contagem, apesar dos esforços da Justiça Eleitoral. O prazo inicial para efetuar o recadastramento acabou em 16 de novembro de 2017, mas o TRE/PE decidiu prorrogá-lo e estabeleceu como novo limite o dia 26 de janeiro de 2018.
Em Casinhas, a data final era 13 de dezembro de 2017 e pelo mesmo motivo da cidade vizinha (a baixa procura dos eleitores), o período foi ampliado para 27 de março de 2018. Em novembro passado, o município contabilizava 66,97% do eleitorado cadastrado, agora aumentou para 79,66%, uma evolução de 12,69%. Em Surubim ainda não houve prorrogação, o dia de término fixado pelo TRE/PE é o mesmo de Casinhas (27/03/18). Das três cidades da 34.ª zona eleitoral, a “Capital da Vaquejada” foi a que mais avançou em relação aos dados de novembro de 2017. Naquela ocasião, o percentual era de 58,77% e com os números atualizados são 73,02% de eleitores cadastrados, um aumento de 14,25%.
Obrigatoriedade
O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores em situação regular ou liberada. Quem não fizer o procedimento, terá o título eleitoral cancelado, gerando várias implicações, entre elas, restrições no CPF, o que poderá também acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais. Além disso, será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, entre outros impedimentos.
Em Surubim, o recadastramento biométrico é realizado no Fórum Eleitoral, já em Casinhas e Vertente do Lério, o atendimento acontece nos postos montados pela Justiça Eleitoral nas duas cidades.


Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 13/01/2018