Rivaldo Júnior é Ganhador do Prêmio Culturas Populares do Minc

(Reprodução/ Facebook)
O jovem médico Rivaldo Júnior da Silva é um dos ganhadores, entre os 500 premiados divulgados ontem (28), pelo Ministério da Cultura (MinC). Rivaldo Júnior é de  Vertente do Lério, agreste de Pernambuco, ganhador da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros. Lançado em junho, o prêmio foi recordista em número de inscrições – 2.862 – no âmbito da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC. Cada premiado receberá R$ 10 mil. 

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. "Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso País", afirmou. 

A comissão de seleção do prêmio, formada por servidores públicos e membros da sociedade civil, elegeu iniciativas que retomam práticas populares em processo de esquecimento e difundem tais expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre elas, o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Não foram incluídas no prêmio Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.

Foram avaliados a contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Um dos trabalhos culturais que conhecemos do Rivaldo Júnior, é o texto do Espetáculo Teatral ABOIO TOADA LINGEIRA, encenado pelo Grupo Proscênio de Teatro do Sesc Ler Surubim. Trabalho este que tive a honra de oportunizar aos estudantes das escolas São José no Tambor, comunidade do vencedor deste prêmio do ministério da cultura, e na escola José Batista de Souza na sede do município de Vertente do Lério, em 2015, quando estive secretário de Cultura do Município.

Colocação: 307- Rivaldo Júnior da Silva - 095.936.714-47 - Vertente do Lério PE -90/ Classificado.
(Espetáculo ABOIO TOADA LINGEIRA)

Os premiados têm prazo de 60 dias a partir desta terça-feira para envio da documentação complementar solicitada no edital. O material pode ser enviado para o endereço eletrônico coedi@cultura.gov.br ou por via postal para o endereço abaixo:

Edital de Seleção Pública n.º 01, de 29/05/2017
Edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros
Setor Hoteleiro Sul - Quadra 02, Bloco "B", Ed. TELEX – Térreo
Caixa Postal: 8591
Brasília/DF - CEP 70.312-970

De todas as regiões do Brasil, dos 500 selecionados, 200 foram na categoria "Mestres e Mestras", 200 na categoria "Grupos/Comunidades", 80 na categoria "pessoas jurídicas sem fins lucrativos" e 20 herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian).

Confira AQUI o resultado final com todos finalistas e ganhadores.

Quero aqui parabenizar ao jovem Rivaldo Júnior da Silva, com muita alegria por mais esta brilhante conquista. Viva a Cultura Popular!!!

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 29/11/2017

Envie suas noticias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-