Exposição sobre utilização consciente do lixo chega ao Sesc Ler Surubim

ASCOM do SESC LER SURUBIM.
'Projeto incentiva o descarte correto dos resíduos e tem programação, gratuita que inclui oficinas, encontro com ex-catadores, descarte do óleo de cozinha, pilhas, cartões em PVC e resíduo eletrônico oriundo da tecnologia da informação (Foto: Divulgação).
Surubim será a primeira cidade pernambucana a receber a Exposição Lixo é Quase Nada, evento que será realizado de 20 de novembro a 1º de dezembro. A iniciativa já percorreu todos os estados brasileiros, difundindo a prática consciente de utilização do lixo como forma de preservação do meio ambiente. A proposta é apresentar toda a cadeia produtiva dos resíduos e sensibilizar a comunidade sobre o consumo sustentável, descarte correto e destinação final.
Durante o evento, o público será apresentado a uma gama de informações sobre o destino adequado do lixo com oficinas, palestras, mídia audiovisual e artes plásticas. “É um projeto do Departamento Nacional e a cidade de Surubim foi escolhida por estar em processo de desativação do lixão e implantação de um aterro sanitário. É um tema próximo a todos nós e uma honra sediar uma iniciativa como essa”, explica a gerente do Sesc Ler Surubim, Nelma Farias.
A abertura do evento vai acontecer na próxima segunda-feira (20), às 14h, com um coquetel produzido dentro do conceito de aproveitamento integral de alimentos e com a presença dos artistas plásticos Apolinário Lucena, Severino Lindo e Edilza Lima. Eles são os artistas que terão suas obras expostas na exposição “Lixo é quase nada”. A partir de um olhar, eles veem potencial artísticos nos resíduos, que comumente são descartados como lixo. Apolinário trabalha com jornais e pó de serra; Severino, com embalagens derivadas da perfumaria, e Edilza transforma pneus usados em matéria-prima, para a produção de artigos de decoração.
Na terça-feira (21), o público poderá visitar a Feira de Produtos Orgânicos, na própria unidade, das 7h às 11h, com produtores da Agricultura Familiar, da Associação Agroflor, do município de Bom Jardim, e adquirir legumes, hortaliças, frutas e produtos beneficiados com frescor, preço justo e livre de aditivos químicos. No dia (24), vai acontecer a roda de conversa “Papo com catador”. Será às 14h, no espaço da exposição, com a participação de duas ex-catadoras do Lixão da Muribeca (Recife), Severina José Silva e Maria Silva. Elas vão mostrar as experiências que tiveram após o fechamento do local, as dificuldades que enfrentaram e as possibilidades que surgiram quando se organizaram em cooperativas.
Em todos os dias do evento, o público terá acesso também a vídeos de educação ambiental que fazem parte do acervo do EcoCine do Sesc. Escolas da cidade poderão agendar visitas para que os alunos possam acompanhar os documentários. Outra atividade contínua é a coleta de pneus, pilhas, óleo de cozinha e cartões de PVC para reciclagem, dentro do projeto de logística reserva, que se volta a todo o circuito que os produtos percorrem durante sua vida útil. Além disso, as pessoas poderão participar da Economia Solidária, uma ação em que serão oferecidos picolés. As pessoas irão pagar apenas R$ 1 e depositar o dinheiro em uma caixinha que vai ao lado da carrocinha sem mediador, uma forma de incentivar a prática de responsabilidade social. A verba arrecada será revertida para a Associação Chamas de Fogo da cidade de Surubim.
Oficinas – Além de adquirir conhecimentos e despertar para novos comportamentos, os visitantes vão poder participar gratuitamente de oficinas para produção de acessórios e objetos de decoração. Os encontros serão ministrados por Elisabete Lacerda, coordenadora de Educação em Ciências e Humanidades, e voluntários que tenham interesse em compartilhar experiências. Entre as atividades, estão a confecção der bonecas indígenas, EcoBags de camisas de malha usadas, jarrinho de lata de alumínio e plantio de mudas. “O lixo está no nosso dia a dia e é importante que toda a população se envolva com o seu destino. Nós somos os responsáveis por eles e impactados pelos seus descartes irresponsáveis”, reforça Elisabete.
Serviço – Exposição Lixo é Quase Nada
Data: de 20 de novembro a 1º de dezembro de 2017
Local: Sesc Ler Surubim

Programação
Segunda (20/11)

Abertura oficial do evento com coquetel em que serão servidos produtos de aproveitamento integral e visitação às exposições dos artistas plásticos Apolinário Lucena, Lindo e Edilza Lima.
Horário: 14h
De terça (21/11) a sexta (24/11)
Visitação aberta ao público
Horário: das 9h às 16h

Terça (21/11)
Feira de Produtos Orgânicos
Local: Pátio das Carretas (Sesc Ler Surubim)
Horário: das 7h às 11h

Sexta (24/11)
Papo com Catador, com catadores do antigo lixão da Muribeca (Recife)
Local: Espaço da Exposição
Horário: 14h

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 18/11/2017

Envie suas noticias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-