Inconformada com precariedade na prestação de serviço de saúde, moradora do Sítio Furnas usa Rede Social para cobrar atendimento médico para a população local.

Do Nossa Terra Surubim.

(Foto divulgação)
As redes sociais têm se transformado em uma grande aliada da população nos últimos anos. É fato que a população sempre encontrou dificuldades para fazer chegar até os gestores públicos, sejam eles municipal, estadual ou mesmo a nível nacional, as suas principais necessidades e reinvindicações.

Todavia, em um período em que a população dispõe das redes sociais para interagir com o mundo inteiro, este espaço virtual vem se transformando numa ferramenta importante para a população reclamar, sugerir e reivindicar ações dos governantes, sobretudo quando os espaços oficiais de informação, rádios, televisão, blogs, etc., por algum motivo, tem se esquivado de tecer críticas à Administração Pública, como vem ocorrendo na cidade de Surubim-PE.

Inconformados com esse silêncio dos veículos de comunicação, parcela da população surubinense já começa a dar voz às suas reclamações, a exemplo do que fez uma moradora da comunidade do Sítio Furnas, denunciando a situação precária em que se encontra o PSF daquela comunidade. O prédio recém-inaugurado, segundo informa a moradora, conta com atendimento médico apenas uma vez por mês e o serviço odontológico não vem sendo prestado à comunidade, devido os aparelhos estarem danificados.

Passado o período festivo do aniversário e comemoração dos 80 anos de nossa tradicional vaquejada, a gestão precisa entender que, assim como fez uma belíssima festa para a população se divertir durante a semana de festejos, já passou da hora de lançar um olhar mais atento para as reais necessidades da população. É preciso fazer valer de uma vez por todas o slogan do compromisso de cuidar das pessoas

Não faz muito tempo tomamos conhecimento de que uma criança deixou de ser vacinada no PSF do Bairro São José (Rua do Açúde), por falta de seringa, no entanto, após tomar conhecimento do fato, a gestão providenciou o material para a unidade e o atendimento de vacinação voltou à normalidade.

Evidencia-se com estes fatos que existe aí, provavelmente um problema de gestão local, ou seja, talvez a informação não esteja chegando a quem de foto deva tomar conhecimento e as soluções não são tomadas em tempo hábil, por isso é importante que a população, saia da inércia, denuncie, reclame, apresente sugestões, ainda que elas não sejam ouvidas ou que não queiram ouvir, mas o povo precisa fazer a sua parte como fiscal da coisa pública.

Assim, uma internauta Andréa Silva compartilhou em sua página no facebook no dia de hoje uma reclamação referente ao atendimento médico na comunidade do Sítio Furnas. A moradora da comunidade destacou que: “Quero enfatizar que o médico que lá estava não era o nosso, foi só mais um médico arranjado, podendo ser até de outra unidade de saúde, quero deixar bem claro que aqui na PSF de Furnas só temos médico uma vez por mês é quando aparece, pois já trazem de outros postos pra suprir nossa unidade que não tem”.  

A questão se torna mais preocupante diante da suposta tentativa de maquiar a situação do atendimento local, uma vez que a mesma pontuou que: “Quero dividir com vocês, o que ocorreu comigo ontem à tarde no PSF de Furnas. Fui até lá e ao chegar no local, constatei que tinha uma equipe de fiscalização, estavam lá para avaliar a qualidade dos serviços prestados pela Unidade. Porém, no mesmo local tinham algumas pessoas que estavam tentando induzir as pessoas que ali estavam a mentir para fiscalização. Queriam que disséssemos que que no Posto tem médicos todos os dias”.

Outra questão apresentada pela moradora denuncia que “o odontologista desta unidade está impossibilitado de prestar seus serviços a comunidade, tudo porque a quatro meses tem dois equipamentos quebrados é até agora nenhuma providência foi tomada”.

O povo quer ser ouvido e acima de tudo ter atendida as suas principais necessidades, esperamos que a população local não tenha que esperar muito tempo para ter solucionado o problema apresentado pela moradora.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 22/09/2017
Envie suas noticias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-