Desfile neste domingo no Distrito do Tambor abre a programação da Emancipação política de Vertente do Lério.

Criador da bandeira: Manoel Cabral do Nascimento

Com o tema: “Vertente do Lério Tuas Ações Coletivas Constroem Tua Consciência Cidadã”, o distrito do Tambor recebe o desfile cívico de 2017, com a seguinte programação neste domingo (24).

05h: Alvorada festiva com as Bandas Marciais Chagas Aguiar e Maria Berenice percorrendo a principal Rua do Distrito. A tarde haverá concentração ás 15h na Rua José Amaro Gomes na Chã do Pavão, onde se iniciará o desfile cívico “Resgatando a História da Cidade e do Brasil”, com a participação das seguintes Bandas Marciais:

Chagas Aguiar do Tambor; Otávio Feliz – Gambá; Fanfarra José Batista de Vertente do Lério; Banda Marcial Antonio Morais Gercino de Tamboatá; Tia Zinha França da Erem Justa Barbosa; Gorete Medeiros da Ernaf; Angelita Batista da Erem Justulino de Umari, e a Banda Maria Berenice da Escola Paulo. Conforme informações da secretaria de educação repassadas pela secretária Maria José Batista.

O povoado de Vertentes do Lério tornou-se distrito de Surubim pela lei municipal nº 17, de 22 de maio de 1953. Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 10622, de (1) de outubro de 1991.E em 1992 houve sua primeira eleição, sendo Cacildo de Souza Barbosa, o primeiro prefeito do município. Dai então, passou – se a comemora sua emancipação política no dia 2 de outubro.

Segundo a tradição, a região era de propriedade de um homem chamado Lério. Em suas terras havia uma vertente de água, com a qual a população local, castigada pela seca, se abastecia. Por ocasião da seca de 1880, as pessoas iam até o local, para abastecer-se de água "lá na Vertente do Lério".

Vertente do Lério é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Sendo constituído pelo distrito sede e pelos povoados Tambor, Gambá, Mata Virgem, Serra do Jardim, Chã do Pavão, Tambor de Baixo, Lages, Pedregulho, Covico, Cajá de França, Cajá dos Batistas, Cajá dos Martins, Macaco, Pedra Branca, Chã do Gavião, Malembá, Pá Virada, Vermelho, Embebedado e Gancho do Galo.

HINO DE VERTENTE DE DO LÉRIO


Letra: André Santos de Souza


Musica: Luiz Marcelo F. de Lima.



Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 23/09/2017
Envie suas notícias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-