Secretário de Turismo de Agrestina assume presidência da Astur-PE

(Foto: Reprodução/Divulgação)
A região Agreste foi a escolhida para sediar o primeiro Encontro da Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE), em 2016. Nos próximos dias 1 e 2 de março os titulares das pastas de diversos municípios de todo o estado estarão reunidos para uma programação diversificada a ser realizada na pousada Lar de Glória, em Cupira, com encerramento previsto após visita técnica na cidade de Lagoa dos Gatos. O evento é ainda mais importante porque marcará oficialmente a transmissão de cargo de presidente da entidade. André Quirino, secretário de turismo de Limoeiro, passará o comando da instituição para as mãos de seu vice, Josenildo Santos, secretário de turismo de Agrestina.
Para a terça-feira (01) estão programados uma Mostra Gastronômica dos Municípios, na qual os representantes municipais poderão expor as peculiaridades gastronômicas dos seus destinos, também a apresentação e inscrição do Projeto Recife Antigo de Coração, com a participação do gestor de Eventos, Sérgio Xavier, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Continuando com o foco de capacitação para profissionalização do setor turístico, serão oferecidas ainda as palestras ‘Aprender a empreender’, com instrutor do SEBRAE Caruaru e ‘Implantação de Sistemas Municipais de Cultura e Turismo, uma estratégia de Desenvolvimento Local Sustentável’, apresentada por Micheli Barreto, secretária de Turismo e Desenvolvimento Artístico e Cultural de Goiana. Ainda será detalhado o Projeto Turismo Solidário, fruto de parceria entre a Associação a Selfie do Turismo.

Também neste primeiro dia de evento, Josenildo Santos, de Agrestina, receberá o comando da Associação. “A expectativa é dar continuidade a um planejamento que foi também por mim elaborado em conjunto. O trabalho vai ser efetivo numa maior participação dos municípios para que sejam desencadeados o conhecimento e a experiência para adaptar cada município a uma visão estratégica do Turismo. Vamos continuar nos organizando enquanto classe para conquistar ainda mais benefícios a quem estiver compartilhando desse sentimento”, declarou.
Já a quarta feira (02) será de discussão acerca das dificuldades burocráticas para aquisição do Atestado de Regularidade (AR) do Corpo de Bombeiro Militar nos eventos públicos. Para o encerramento, está programada uma visita técnica os atrativos turísticos do município de Lagoa dos Gatos, a exemplo da Lagoa Maracajá os prédios históricos e a Reserva Particular de Patrimônio Natural Pedra D’Anta. Este é o primeiro dos quatro encontros anuais da Astur-PE.


Fonte: Blog do Mário Flávio
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 26/02/2016