Vertente do Lério Terá Caminhada Contra o Câncer de Mama

(Cataz Divulgação)
Às secretárias municipais da mulher e de saúde, estão programando uma caminhada contra o câncer de mama e a prevenção dele para a próxima terça feira (28), com concentração e saída às 07h30min da praça academia das cidades, e percorrerão às principais vias do centro da cidade, com destino a frente da prefeitura.

O objetivo desta ação é participar de um movimento mundial para alertar às mulheres e também aos homens que devem ter cuidado com a sua saúde, estatísticas mostram que muitas mulheres vítima do câncer morrem, por puro preconceito masculino, visto que os mesmos não permitem às suas companheiras que possam ir ao médico para fazer o exame de prevenção.

E por falta de conhecimento, muitos destes homens, também não procuram o atendimento médico para prevenir o câncer de mama, que segundo informações.

Aproximadamente 20% dos homens que desenvolvem câncer de mama têm caso(s) de câncer de mama na família. Aproximadamente 10% deles são portadores de uma mutação genética que os predispõe ao câncer, uma mutação no gene denominado de BRCA2.

Além desta mutação, há outras mutações genéticas, também hereditárias, e que podem predispor ao câncer de mama, mas que são mais raras.

Outros fatores predisponentes são exposição à radiação (por exemplo em acidentes nucleares), raça negra (ao menos nos EUA) e obviamente, a idade (quanto mais velho, maior a incidência, com pico por volta dos 75 anos). Ginecomastia (mama aumentada em homens) é um possível fator de risco, embora isto não esteja totalmente confirmado.

Em função de uma proporção significativa de homens com câncer terem história familiar da doença, todo homem com câncer deveria passar por orientação oncogenética (com oncogeneticista), para que seja estabelecido se o paciente e/ou parentes devam fazer investigação diferente da rotineiramente recomendada.

Então vista – se de rosa e vamos juntos abraçar essa causa nobre, quebrando preconceitos inclusive de cor, pois lamentavelmente, existem homens “Que se imaginam menos homem pelo simples fato de vestir uma roupa na cor rosa”.

O que é o Câncer  ?
(Foto Divulgação) 
Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.


Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 25/10/2014