domingo, 21 de setembro de 2014

Protesto na Cabaceira: Manifestantes Vão Sentar nas Calçadas da Oscar Loureiro em Mobilização Contra o Fim da Festa.

Postado por: Dc Sergio Ramos  
Marcador:
05:52

 (Foto: Jornal Terra da Gente/Reprodução)
Moradores de Surubim, no Agreste do Estado, vão realizar uma mobilização neste domingo, hoje (21) contra a proibição da tradicional Festa da Cabaceira, que acontece simultaneamente à Vaquejada da cidade. Em protesto, os manifestantes vão sentar nas calçadas da Avenida Oscar Loureiro, onde a festa era realizada. Este ano, a festa só vai acontecer no sábado, e, a partir de 2015, não vai mais ser promovida. A decisão foi feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a Prefeitura da cidade e a Polícia Militar (PM), porque o evento atraía muitas pessoas para a rua e gerava problemas no trânsito. 

A festa acontece há cerca de 12 anos no fim de semana da Vaquejada, com o ponto alto ocorrendo aos domingos. A decisão de acabar com a tradição não foi bem aceita pelos moradores de Surubim. O comerciante Adriano Brito, 42 anos, participou da organização do evento em edições passadas e afirma que o evento não trazia problemas. "O pessoal que ia para a Cabaceira ficava na rua esperando o início dos shows da Vaquejada. A polícia disse que o contingente não é suficiente para cobrir os dois eventos, mas sempre deu pra conciliar”, relata. 

No início do mês de setembro, o MPPE, a Prefeitura da cidade e a Polícia Militar assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta, que proíbe o evento. O subcomandante do 22º batalhão da PM, Edvaldo Francisco de Oliveira, relata que era difícil monitorar a Festa da Cabaceira e a Vaquejada ao mesmo tempo. “A festa cresceu muito, passou a atrair muita gente, e como acontecia ao mesmo tempo que a Vaquejada, exigia muito da polícia. Além disso,atrapalhava a mobilidade porque acontecia na avenida principal de Surubim”.

A perturbação da ordem pública também foi um dos motivos que levaram o festejo ao fim. O promotor Garibaldi Cavalcanti afirma que muitas pessoas que moram na Avenida Oscar Loureiro encaminharam um abaixo-assinado para o MPPE contra a realização do evento. “Os moradores reclamaram do barulho e de outros problemas causados pelo grande número de pessoas na rua. Para tomar a decisão, também levamos em consideração os problemas no trânsito de Surubim. Mas é importante lembrar que a Festa da Cabaceira pode ser realizada se encontrarem um local mais adequado para ela”.

Fonte: Jornal do Comercio/www.negocioseinformes.com
Postado por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 21/09/2014

Sobre o autor do Blog

Sérgio Ramos é Casado, pai, Radialista e Diácono evangélico, Militante do meio Radiofônico.Iniciou a profissão na Rádio cultura do nordeste S/A Caruaru - PE

Visualizações

Seguidores

FAÇA SUA DENUNCIA

FAÇA SUA DENUNCIA
Promotoria de Justiça – 3624-1956 Conselho Tutelar Surubim -3634-4656 S D S de Surubim – 3634-2710 Delegacia de Surubim – 3624-1974 Delegacia da Mulher – 3624-1983
back to top