Câmara Sobe nas Pesquisas Pós Morte do Ex–Governador Eduardo Campos

A tragédia da morte do ex-governador Eduardo Campos provocou um grande impacto eleitoral não apenas em Pernambuco, mas no País, segundo o retrato mostrado, ontem, pelo primeiro levantamento do Ibope após o acidente aéreo, dia 13 passado, em Santos.

No plano nacional, Marina colocou uma dianteira de 10 pontos sobre o tucano Aécio Neves e já aparece praticamente empatada tecnicamente com Dilma – 34% a 29%. Cinco pontos percentuais, portanto, separam Dilma de Marina, no primeiro turno.

No segundo turno, entretanto, Marina já ganha de Dilma. Pelo mesmo levantamento, a candidata do PSB aparece com 45% contra 36% de Dilma. Em Pernambuco, o efeito foi igualmente devastador.

Até então engessado na casa dos 11%, o candidato do PSB a governador, Paulo Câmara, subiu 18 pontos e está agora com 29% contra 38% de Armando, que perdeu cinco pontos em relação ao levantamento anterior. A distância que separa Armando de Câmara caiu de 32 para nove pontos percentuais em menos de um mês, apontando para uma disputa acirrada no Estado.

Como não há um terceiro candidato, que possa provocar um segundo turno, já que o postulante do PSOL, José Gomes, aparece com 1% e os outros três também 1%, cada, o primeiro turno em Pernambuco terá um sabor de segundo.

Os números do Ibope não surpreenderam ninguém, porque já era prevista a reação de Paulo Câmara. Com a chegada da propaganda eleitoral o seu crescimento já seria natural, pelo fato de ser mais desconhecido do que Armando. A morte brutal de Eduardo fez com que Câmara subisse feito um foguete, reduzindo a diferença para o trabalhista que parecia impossível ser tirada em 45 dias.

Já para o Senado, a tragédia que comoveu o povo brasileiro, especialmente o pernambucano, não foi capaz de puxar o candidato da Frente Popular. Fernando Bezerra reagiu discretamente, saindo de 18% para 22%, enquanto João Paulo caiu apenas 5%, saindo de 40% para 35%.

Fonte: blogdomagno.com.br
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 27/08/2014