Mamãe

Este nome é sinônimo de carinho, doçura, atenção, dedicação, e talvez de muitos outros mais. Pena que não tão raro temos visto mães que não assumem seu papel ou até mesmo desprezam e abandonam sua prole. Mesmo assim quando isso acontece há uma revolta geral e um sentimento de desprezo por essa mãe, incluindo uma rejeição ao uso desse título maternal para mulheres assim
Hoje não vivemos a maternidade planejada por Deus, mas ainda assim uma maternidade natural e saudável compreende a alegria da concepção, o prazer de acompanhar o pequeno ser amado desenvolver-se em seu ventre, a expectativa do seu nascimento suportando todas as dores e desconfortos, o orgulho de apresentá-lo ao resto da família e amigos, e é claro viver todo o restante da vida em função dele, que vai ficando cada vez maior e, infelizmente, distante
Mamães ficam orgulhosas pelas conquistas de seus filhos às vezes mais do que das suas próprias. Mamães sofrem a dor e o sofrimento de seus filhos mais do que os seus. Mamães sentem saudades dos seus filhos mesmo antes de estarem longe.
Mamães nunca ficam satisfeitas de carinho! Sempre vão querer mais.
Lembre-se que as declarações de amor a uma mãe valem tanto quanto um bom presente. Que alegria elas tem de receber aquelas frases quase ininteligíveis dos pequeninos filhos que enfeitam seus cartões com recortes de tesoura (sem ponta, é claro), desenhos e pinturas que sempre precisam de explicação e interpretação, com as mais diversas expressões artísticas do seu amor que incluem milho, feijões, pó de café e até macarrão.
São as únicas que entendem as primeiras palavras dos pequeninos, e suspeito de algumas interpretações a seu favor!
As crianças crescem e ficam mais velhas, mas parece que para elas sempre serão suas crianças.
Acredito que para as mamães o seu filho sempre é visto dentro de todo contexto da vida, ou seja, ao direcionar seu olhar ao filho ela o vê em todos os tempos de sua vida, como bebê, criança, adolescente, jovem, adulto, tudo ao mesmo tempo. Ela tem uma capacidade de apagar as imagens ruins, ou pelo menos esconder bem no fundo do coração, num lugar inacessível, para que possa olhar sempre a parte que lhe traz boas recordações e esperança. E assim vê seu filho quase como uma realização sua, e continua dia após dia a alimentar seu coração de boas imagens e a esperar sempre os momentos de alegria que só seus filhos podem dar. É quase como se o cordão umbilical fosse cortado fisicamente, mas ficasse ligado emocionalmente por toda a vida.
Mamães: recebam as homenagens de todos nós, seus filhos, sem feijões, glitter, desenhos ou recortes, mas com muito amor, reconhecimento por sua dedicação, e uma oração sincera por suas vidas.
Wagner Köhler
Pastor da Igreja Batista Ebenézer -SP

Postar um comentário

0 Comentários