Igreja Batista causa polêmica ao construir símbolo pagão para comemorar aniversário

Em 10 de setembro de 2011 acontecerá um evento na cidade de Santa Barbara D’Oeste em comemoração aos 140 anos da Igreja Batista no Brasil. Para comemorar a data está sendo construído um Obelisco como marco da história da denominação conforme mostra vídeo divulgado no site da Convenção Batista do Estado de São Paulo.
A cidade de Santa Bárbara D’Oeste é o ponto inicial das Igrejas Batistas no Brasil, pois em 1871 batistas emigrados dos Estados Unidos fundaram ali a Primeira Igreja Batista no país.
A importância desses emigrantes não foi só para a evangelização, mas também para a cidade, pois eles trouxeram conhecimentos importantes para a agricultura e na área de fundição, contribuindo para o crescimento da cidade e do Brasil.
Por esses motivos, a prefeitura da cidade está apoiando o evento que convoca todos os mais de 1.200.000 batistas brasileiros a participarem das comemorações.
Obelisco
A criação de um obelisco para marcar os 140 anos da Igreja Batista tem gerado controvérsias, pois o marco é considerado um símbolo pagão. A origem dos obeliscos está ligada ao antigo Egito, representando o primeiro raio de sol, que seria o primeiro contato do deus Rá com os homens.
Diante da história do monumento que foi criado para adorar outros deuses, muitos cristãos enxergam a construção de um obelisco batista como uma afronta ao Evangelho por juntar elementos pagãos com o cristianismo.
Para Danilo Fernandes do blog Genizah Virtual a construção do obelisco “irá jogar a memória dos batistas na lama”, ele acredita que o monumento será erguido somente para satisfazer os interesses políticos da cidade. “Pois estão os batistas sendo obrigados a ver com tristeza a sua tradição jogada na lama para a promoção de uma cidade de periferia e de seus políticos que se orgulham de seu shopping, suas ruas e avenidas e que agora, ao custo da Santa Palavra querem transformar Santa Barbara do Oeste em ‘Meca Batista’.
Chegaram a criar no twitter um perfil @batistaspagaos para falar sobre o assunto. O micro blog é alimentado por Daniel Cocentino que explica o significado do obelisco. Segundo uma de suas mensagens a Convenção Batista do Rio de Janeiro não apóia essa construção. “Batistas do estado do Rio de Janeiro se levantam para rejeitar a inauguração de obelisco do paganismo egípcio em nome da denominação”.

Com informações do Gospel Prime

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O obelisco, chamado TEJEN na língua sagrada do antigo Egito, era um termo que foi sinônimo de "proteção" ou "defesa". A agulha de pedra tinha a função de perfurar as nuvens e dispersar as forças negativas que sempre ameaçavam acumular-se, na forma de tempestades visíveis ou invisíveis, e foi colocado sobre o templo como um símbolo de um raio petrificado. O termo "Obelisco" vem do grego obeliskos, ou seja, um pino para torrefação. É uma pedra que é frequentemente monolítica, de uma base quadrangular, colocado em posição vertical e terminando com um topo pontudo. Foi colocado no centro de grandes espaços abertos, nos templos do deus solar RA. Surgiram, na época do período pré-dinástico cultos, para uma grande pedra sagrada que foi levantada no templo de Heliópolis, a "Cidade do Sol". Tal como acontece com as pirâmides, este monumento tinha uma relação primitiva com o culto solar. Como regra geral, obeliscos foram erigidos em pares e servia para proteger o templo magicamente.
    E vc's acham certo construírem um obelisco,símbolo pagão?? E se dizem evangélicos. Vc's estão profanando o nome do Senhor.

    ResponderExcluir